Cadastre-se e receba atualizações e artigos do blog

Alocação de Ativos

terça-feira, 28 de agosto de 2012

OS TÍTULOS DO TESOURO DIRETO

Vamos falar agora, dos Títulos do Tesouro Direto.
Os Títulos são bem diferentes e com as diferentes rentabilidades e prazos de vencimento.
Vou apresentar aqui os vários Títulos e farei comentários a respeito dos que eu acho mais interessantes e porque.

Nota do Tesouro Nacional - Serie B Principal (NTNB Principal) oferece ao investidor rentabilidade indexada a variação da inflação (IPCA) mais uma taxa definida no momento da compra. Se por exemplo a taxa paga no momento da compra for de 5% e o IPCA variar no ano 5%, o investidor terá um resultado de 10% sobre o valor aplicado no fim de um ano. Essa porcentagem não desconta os custos com imposto de renda nem taxas cobradas pela corretora e pelo Tesouro. Vale lembrar que tútulos da série B Principal não pagam juros semestrais o que favorece os juros compostos e também o custo do investimento, já que não precisamos reinvestir os juros.


Nota do Tesouro Nacional (NTNB) também oferece ao investidor rentabilidade indexada ao IPCA mais taxa definida no momento da compra. As NTNBs são muito parecidas com a NTNB Principal, a diferença são que NTNBs pagam juros semestrais.


Letra do Tesouro Nacional (LTN) é uma modalidade títulos pré-fixados em que o investidor saberá quanto será o seu retorno no momento da compra. Este modalidade de título não paga juros semestrais.


As Notas do Tesouro Nacional - Série F (NTNFs) é uma modalidade títulos pré-fixados muito parecidas com as LTNs. A diferença é que ela paga juros semestrais.


De todos os títulos acima, particularmente gosto de dois. As NTNBs e também da série principal. A rentabilidade para prazos mais longos, títulos que demoram mais a vencer,  é muito interessante ao médio prazo (acima de 2 anos).


Invisto nos títulos aproximadamente 3 anos e a rentabilidade é muito superior ao investimentos tradicionais como poupança, CDB, etc.


Vale também lembrar que investir no tesouro direto só é interessante para investimentos que superem dois anos, em função do imposto de renda e dos custos que envolvem o investimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boo Box Back